Associação Beneficente Cantinho da Meimei

O que é adoção?

Adoção é um ato jurídico que cria, entre duas pessoas, uma relação análoga, que resulta da paternidade e filiação legítima, mas a adoção não é um simples ato jurídico, é um ato de amor. A adoção de menores de 18 anos está prevista no Estatuto da Criança e do adolescente Lei 8.069/90 de 13 de 07 de 1990, que cuida dos interesses das crianças e adolescentes, sem qualquer distinção. Existe um número imenso de crianças sem uma família aguardando que alguém as acolha. Só que elas não são, em sua maioria, bebês recém nascidos com o estereotipo que a mídia coloca como padrão de bebês, de cabelos loiros e cacheados, olhos claros, etc. São crianças, cujas características físicas são únicas, por assim dizer, pois não existem crianças iguais em todos os aspectos.
O processo de adoção parece com a gravidez. Talvez demore mais que os nove meses, com um tempo bem mais elástico pois depende de algumas particularidades. Mas acreditamos que assim como a gravidez o casal que queira adotar uma criança quando dá entrada nos papéis em um Fórum para adotar uma criança começa a criar um laço amoroso com o futuro filho. São meses, as vezes anos, mas quando chega a criança é uma imensa alegria. E apesar de todos os cuidados, corre-se o risco de existirem problemas de saúde, desajustes, entre muitos. A família toda precisará de um tempo de adaptação à nova situação. O casal não pode ter medo de enfrentar os problemas. Não é porque é que filho adotado que terão facilidades na educação.Histórias de filhos-problema não são privilégios de pais adotantes. Filhos naturais também fazem manha, desobedecem, envolvem-se com drogas, são rebeldes, ingratos. A adoção transforma a vida de uma criança, e o adotante deve se compenetrar da grande responsabilidade que está assumindo e que essa situação é para sempre.
O maior requisito para adotar uma criança, é a disponibilidade de amar. Ser pai ou mãe não é só gerar, é antes de tudo, amar.

Amem os órfãos

“Meus irmãos amem os órfãos. Se soubésseis quanto é triste ser só e abandonado, sobretudo na infância! Deus permite que haja órfãos, para exortarmos a servir-lhes de pais. Que divina caridade amparar uma pobre criaturinha abandonada, evitar que sofra fome e frio.” Alan Kardec

Quer adotar?

O Cantinho Meimei desenvolveu um roteiro, passo a passo, com os procedimentos que as famílias interessadas em adotar uma criança devem seguir.
Para acessá-lo, clique aqui Para saber mais acesse:
http://www.adocaobrasil.com.br
http://adotesejafeliz.wordpress.com/
Se ainda persistir alguma dúvida, ligue nos fones acima e fale com nossa assitente social.

Adoção um ato de coragem...

Vamos transcrever uma parte da reportagem para um jornal que envolveu nossa assistente social e amiga Sonia. É uma linda história cheia de amor, que começou no Cantinho e que felizmente pudemos acompanhar pois ela continua a trabalhar conosco. Ela adora o que faz e seu dia a dia que é voltado para o amparo aos futuros pais e às crianças que serão adotadas. É um exemplo de dedicação, amor, coragem e despojamento, raro nos dias de hoje. Mãe da Rosangela desde os dois anos e meio. É bom que se diga que apesar dela estar em nosso meio, jamais houve uma única regalia e o processo de adoção foi igual ou senão mais rigoroso que os demais. A Sonia, tem uma família de 6 irmãos, sendo que o mais novo é adotado e sempre foi muito amado por toda família. Segundo palavras dela, “É muito difícil colocar em palavras a alegria em que se transformou nossa vida depois da chegada da Rô, digo nossa vida, pois meu marido também compartilha comigo dessa experiência maravilhosa. Criança é vida, é movimento, é amor. O amor que recebo dela é imenso e vice-versa. Sempre digo: “Minha filha não nasceu de mim, mas nasceu para mim””! Essa pequena que está uma linda moça, irá cursar o primeiro ano de Faculdade. É por causa desses fatos que sentimos motivados a levar esse projeto em frente.